Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cathartiformes
Família: Cathartidae
 Lafresnaye, 1839
Espécie: C. melambrotus

Nome Científico

Cathartes melambrotus
Wetmore, 1964

Nome em Inglês

Greater Yellow-headed Vulture


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Urubu-da-mata

O urubu-da-mata é uma ave cathartiforme da família Cathartidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kathartës, katharizö = limpador, para limpar; e do (grego) melam, melas, melanos = preto; e brotos = dos mortos. melambrotus = preto como o local dos mortos. ⇒ Limpador preto dos mortos.

Características

Mede entre 75 a 81 centímetros, pesa entre 1,500 e 1,650 quilogramas e apresenta uma envergadura entre 166 e 178 centímetros. O urubu-da-mata difere do urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus) por ser maior, além de apresentar diferenças sutis na coloração da cabeça e no padrão de cor das penas do lado de baixo da asa. Quando a ave está pousada é possível observar que as suas rêmiges primárias quase não ultrapassam o limite da cauda da ave. Quando a ave está voando, é possível perceber que as primárias são mais escuras que as demais penas de voo das asas, diferentemente de burrovianus, onde todas as penas tem a mesma tonalidade.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Espécies Semelhantes

As espécies, urubu-da-mata e urubu-de-cabeça-amarela são bastante parecidas, distinguindo-se por detalhes sutis na sua forma (“shape”), na coloração da cabeça, no tamanho das aves e na proporção entre asas e cauda. A região de ocorrência também auxilia na correta identificação da espécie.

Diferenças entre as espécies.

O urubu-da-mata (Cathartes melambrotus) é maior que o urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus).
No geral, a cabeça de um urubu-da-mata é mais amarela com uma coloração mais definida do que a cabeça de um urubu-de-cabeça-amarela. O urubu-da-mata apresenta uma área azul na cabeça menos extensa, restringindo-se à região da coroa. No urubu-de-cabeça-amarela a região azul na cabeça é mais extensa, indo além da região da coroa.
Os adultos destas espécies apresentam a garganta com coloração distinta. Esta é uma característica de fácil visualização que deixa pouca ou nenhuma margem para dúvidas na correta identificação destas duas espécies. No urubu-de-cabeça-amarela a coloração da garganta é vermelha ou rosada, com significativa quantidade de pele enrugada de coloração rosa-avermelhada, enquanto que no urubu-da-mata a coloração da garganta é bem amarela, apresentando pouca pele vermelha enrugada.
As narinas de um urubu-da-mata são de coloração rosa sem traços de azul. No urubu-de-cabeça-amarela as narinas são rosa-azuladas ou cinza-azuladas quando em indivíduos mais jovens. A coloração da pele que envolve a mandíbula de um urubu-da-mata é rosa, enquanto que um urubu-de-cabeça-amarela é de coloração rosa-azulada.
O comprimento e proporção entre as rêmiges primárias (asas) e as retrizes (cauda) é a característica distintiva mais facilmente identificável entre estas duas espécies e pode ser visualizada quando a ave está pousada. Em um urubu-da-mata as rêmiges primárias ultrapassam o limite do comprimento das retrizes em poucos centímetros. Em um urubu-de-cabeça-amarela as rêmiges primárias ultrapassam bastante o limite das retrizes.
No urubu-da-mata, quando a ave está em voo e é vista por baixo, as rêmiges primárias se apresentam mais escuras que as rêmiges secundárias. Em um urubu-de-cabeça-amarela as rêmiges primárias e secundárias têm a mesma coloração uniforme cinza claro.

(Cathartes melambrotus)
(Cathartes burrovianus)

Alimentação

alimenta-se de animais mortos no interior da floresta, na maioria das vezes carcaças de mamíferos, como macacos, preguiças, tatus, dentre outros. Assim como seus congêneres, localiza as carcaças através do olfato apurado. Geralmente voa baixo sobre o dossel da mata para detectar odores de carniça, e ao detectar uma possível carcaça, desce até o local. No Tocantins a espécie tem se adaptado em áreas degradas onde alimenta-se principalmente de carcaças de gado e animais mortos nas rodovias.

Reprodução

Nas únicas observações realizadas na Guiana Francesa, relata-se a nidificação no interior de um oco de árvore, onde foi realizada a postura de dois ovos.

Hábitos

Habita matas de terra firme e de várzea, matas primárias e ribeirinhas, raramente aparecendo em áreas degradadas. Em alguns locais, ocorre simpatricamente com C. aura e C. burrovianus, sendo o urubu-da-mata a espécie dominante quando está entre as carcaças grandes. Costuma voar alto nas horas mais quentes do dia, plana de asas esticadas e não em “V” como outros Cathartes; geralmente encontrado solitário ou em pequenos grupos.

Distribuição Geográfica

Endêmico da região amazônica, ocorre na Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru e norte do Brasil.

Referências

Galeria de Fotos